Qual o seu estilo de decoração?

Decoração é questão de gosto. Mas para deixar a casa do jeito que queremos é preciso entender um pouco dos estilos existentes e adequar à nossa personalidade. Abaixo separamos os principais estilos que deixam os lares modernos, charmosos e aconchegantes. Confira:

Decoração clássica

A decoração clássica teve origem na arquitetura romana e grega, e trabalha com linhas elegantes, mostrando todo requinte. Para isso, é preciso que os ambientes sejam mais amplos e altos, tudo por conta dos móveis que geralmente são maiores e mais sofisticados.

Os móveis utilizados, no estilo, são de madeiras nobres como o mogno, a nogueira, a cerejeira, entre outros. Outro material utilizado para decorar é o mármore, peça que encontrará em banheiros, cozinhas e até na sala.

A paleta de cores utilizada é a de tons pastéis combinados com verde-esmeralda, azul-marinho e até mesmo o preto. Mas podemos ainda utilizar o dourado, o metálico ou a ferrugem.Para compor o ambiente, são utilizados muitas tapeçarias, livros, lustres, bustos, porcelanas e cristais.

Decoração retrô

Esse tipo de estilo é para quem curte uma pegada mais visual com forte impacto. Trazendo à tona a personalidade do criador, ele mistura elementos de design da década de 1950 a 1970. Formas abstratas, geométricas, florais e xadrez são muito comuns.

As cores utilizadas nos ambientes sempre trazem o laranja, amarelo, rosa e azul. Em relação ao mobiliário, são características marcantes os sofás longos, móveis baixos e poltronas arredondadas. E não podemos esquecer os elementos para decorar: quadros de artes, ilustrações vintage, espelhos e muitas fotografias.

Decoração industrial

Essa decoração é uma das mais requisitadas ultimamente. Com origem em Nova York, nos EUA, na década de 1950 e 1970, a ideia surgiu dos lares improvisados feitos em galpões abandonados. Geralmente, eram repletos de tubulações aparentes, madeira, metal e bastante concreto.

O estilo não é uma obra inacabada, portanto, cuidado aos detalhes. O ideal é trabalhar com lugares amplos, muito deles são com ambientes sem divisórias, janelas e portas grandes e uma boa iluminação natural. Os móveis são essenciais para compor o ambiente. Habitualmente, trabalha-se com materiais tipo aço, madeira maciça, ferro ou couro.

Decoração rústica

A famosa decoração no estilo “casa do campo”. A ideia marcante é trazer mais aconchego para o lar. Para isso, o principal material utilizado é a madeira, a que é gasta pelo tempo ou de demolição, móveis mais antigos, e sempre pensando que tudo precisa ser o mais natural possível.

Para compor os ambientes, inclui-se objetos de decoração como artesanatos, tapeçaria, almofadas e mantas. Para as paredes, quadros de paisagens e retratos mais velhos e espelhos darão um ar mais rústico.

Decoração contemporânea

A decoração contemporânea é para quem curte ambientes mais modernos, funcionais e simples. Criado na segunda metade do século XX, ele permanece na moda até hoje. O estilo trabalha com muitas texturas e cores, traz alguns traços modernos e formas geométricas.

O estilo permite utilizar diversos tipos de materiais, o que faz a criação ir além da imaginação.
Podemos trabalhar com madeira, vários tipos de pedras, metal, alo, cimento e vidro. No mobiliário, o menos é mais, mas sempre com bom gosto e elegância. Já a paleta de cores, é basicamente o uso do branco, cinza, preto, bege e marrom e seus tons.

Decoração minimalista

Esse tipo de decoração se resume em estética e funcionalidade. Surgiu no período Pós-Segunda Guerra Mundial, quando muitas pessoas perderam tudo e tinham em seus lares apenas o essencial para continuar a viver.

O estilo pede poucos móveis, pisos lisos e polidos, materiais de qualidade e poucas peças de decoração.  A cor predominante é o branco, mas utiliza-se o bege, cinza e até mesmo o preto.

O minimalismo é o que mais valoriza a luz natural, entre todos os estilos; ela deve atingir a casa por completo. Para isso, as cortinas e persianas devem ser sempre com tecidos finos e muita transparência, garantindo mais leveza ao ambiente.

Decoração Escandinava

O estilo se define por uma decoração simples e aconchegante, com uma pegada de design minimalista, clean e contemporânea. O conceito surgiu no século XX, na região da Escandinávia, norte da Europa. Os países Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia compõem o bloco em que tem como referências nórdicas e artesanatos locais.

A elegância desse estilo vem dos móveis com linhas sóbrias, iluminação natural, cores neutras, como branco, bege e cinza claro, e utilização de madeira para dar um tom mais rústico.

Para compor o ambiente, elementos como tapetes e tecidos que imitam pele de carneiro, almofadas, vasos com plantas, cerâmica e luminárias.

E aí, qual é o estilo de decoração que você mais curtiu?