Quatro dicas para um home office produtivo

Cresce a cada ano o número de brasileiros que adotaram o home office como local de trabalho. Mas, diferente do espaço empresarial, a sua casa precisa estar adaptada para este novo tipo de utilidade. Não basta apenas colocar uma mesa e cadeira em um quarto e começar a trabalhar. Confira algumas dicas que separamos para você ter dias produtivos de trabalho e, ao mesmo tempo, um ambiente com um design moderno.

Local

O primeiro passo é determinar qual será o espaço que você usará para trabalhar. Não é preciso transformar o ambiente todo em um escritório. O ideal é ter um quarto extra para conseguir ter mais privacidade. Se não for o caso, busque um espaço grande na sala ou até mesmo no próprio quarto.

Móveis

Depois de escolhido o local, é hora de transformá-lo. A primeira etapa é pensar nos móveis: a mesa precisa ser adequada ao tamanho do ambiente. Se ele for pequeno, busque uma com menor largura e maior comprimento. Pense também no tipo de material: a madeira é a mais utilizada, e alguns tipos podem ter uma durabilidade maior.

O mais importante dos itens vem agora: a cadeira. Gastar um pouco mais com ela, vale a pena, para evitar futuras dores musculares ou problemas na coluna. A principal dica é buscar opções ergonômicas e com rodinhas e apoio para os braços.

É importante ter também opções para guardar seus materiais. O ideal é ter gaveteiros. Caso não tenha espaço, aproveite a parede para montar prateleiras.

Iluminação

A iluminação é fundamental para quem trabalha. Diferente dos espaços empresariais, nos quais o ambiente é todo preparado para receber o melhor tipo de luz, a sua casa não é. Portanto, tente aproveitar ao máximo a luz natural. Se não for possível, utilize pontos de luz que fiquem acima da mesa.

Cores

Muitas pessoas não acreditam que as cores podem influenciar no seu dia a dia. Mas estudos comprovam que elas impactam seu humor e nível de energia. Por isso, que tal escolhermos a cor correta?

O verde pode estimular a criatividade e a inovação. Já o amarelo traz uma sensação de otimismo, estimula e energiza. A cor azul promove a confiança, comunicação e eficiência. O tradicional branco é muito usado para favorecer a criatividade e não causar distração. O vermelho pode contribuir para estimular a paciência e impulsionar a criatividade.

E aí, pronto para montar o seu home office e ter muito sucesso na carreira profissional?