Evitando problemas com os vizinhos durante a reforma

Todo mundo sabe que qualquer barulho incomoda a vizinhança, e ninguém quer ser conhecido como o vizinho chato. Mas como fazer uma obra em casa e, ao mesmo tempo, continuar amigo da galera? Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:

Planejamento

Antes de mais nada, criar um projeto detalhado do que irá fazer é fundamental para evitar atrasos na obra, e consequentemente, mais incômodo.  Além disso, procure as normas do condomínio sobre os horários e transporte de materiais.

Simplificar

Qualquer possibilidade de manter ou transformar, é ideal para minimizar os problemas. Ex. Pense se não é uma opção pintar aquele azulejo feio em vez de ter que trocar.

Informar

É importantíssimo avisar aos vizinhos sobre o início da obra. Se possível, informe quanto tempo irá levar e que estará sempre de portas abertas para, caso incomode de alguma forma, possam chegar a uma solução.

Horário do silêncio

Esse é um dos maiores problemas referentes às obras em apartamento. Respeitar esse período é obrigatório, e, caso não seja feito, você poderá levar uma multa do condomínio. Além disso, o vizinho fica muito menos paciente, caso precise fazer um barulho mais alto em outros horários.

Sujeira

O dono da obra também é responsável pelo entulho. Portanto, certifique-se do lugar para qual deve levar os restos.  Além disso, verifique se não há poeira ou resto de obra nos corredores e elevadores para evitar reclamações e multas.  

E aí, tudo certo para começar a obra ou reforma? Mãos à massa!