Meu apartamento de verão

Ah, o verão! A estação mais calorosa do ano pode trazer também alguns perigos para dentro de casa, principalmente porque essa é a época em que alguns bichinhos se proliferam, as crianças estão dentro de casa por mais tempo e o clima fica bem abafado. Confira a seguir, algumas ideias para adaptar no dia a dia do seu lar nesse verão.

Proteja-se de visitas indesejadas

Mosquitos, pernilongos e baratas costumam ser inconvenientes quando a temperatura sobe. Para começar os cuidados, manter a casa limpa, desinfetada e seca é um grande passo para afastar os insetos no verão. Livre-se do acúmulo de objetos como caixas de papelão, jornais e garrafas, além do lixinho da cozinha e dos banheiros, que deve ser retirado mais vezes ao dia. Não se esqueça dos surtos de dengue, evitando focos com água parada.

O lixo e a umidade são um grande atrativo para insetos. Mas se, mesmo com esses cuidados, eles continuarem aparecendo, instale telas antimosquitos nas janelas ou recorra à dedetização ou repelentes elétricos e velas de citronela para repelir esses visitantes.

Use a luz solar a seu favor

                Durante o verão, algumas pessoas acreditam que fechar portas e janelas do apartamento impedem a entrada do calor, mas isso não é verdade. Deixe o ar circular. O ideal é deixar tudo aberto, inclusive as cortinas e persianas, para arejar o ambiente e deixá-lo mais fresco e saudável.

Além de desabafar, é importante que as janelas fiquem abertas para que a luz solar entre no ambiente. Como o sol está mais radiante na maioria dos dias, ele pode te ajudar a economizar energia, deixando a necessidade de usar a luz elétrica até a chegada da noite.

As plantinhas precisam de cuidados

Muita exposição ao sol no verão pode prejudicar as plantas do seu apartamento. Para que não desidratem e murchem, elas vão precisar de uma atenção extra. Você poderá aumentar a quantidade de água e, dependendo do tipo da planta, regá-las duas vezes por dia, pela manhã e na parte da noite, nunca nas horas de maior calor. Não exagere na água, ou então as raízes podem apodrecer.

Capriche na limpeza

Alguns pequenos cuidados podem evitar prejuízos para a sua saúde e seu bolso. Com a umidade excessiva do verão, os mofos podem aparecer em casa. O bolor pode trazer doenças como rinite, sinusite e outras crises respiratórias. Além de deixar as janelas abertas durante o dia, use um antimofo eletrônico para evitar problemas futuros.

Nos armários, é ideal que uma boa faxina seja feita. Deixe-os abertos pelo menos uma vez na semana e não borrife perfumes ou guarde peças molhadas, evitando a contaminação por fungos. Uma dica legal é utilizar vinagre branco para limpar as superfícies do armário, um coringa na limpeza doméstica.

Gostou? Agora é só curtir o seu lar nesse verão! Não se esqueça das nossas dicas e proteja toda a sua família logo no início do ano.