• casa própria

Sonho da casa própria: sou autônomo, posso realizar?

O sonho da casa própria é o sonho de todos! Muitas pessoas não sabem, mas os autônomos representam uma grande parte dos compradores de imóveis, ainda mais em um país onde os pequenos negócios e a economia informal são bastante comuns.

Para se adquirir um imóvel financiado, é preciso apresentar renda.

E por que eu preciso comprovar renda em um financiamento?

Um financiamento imobiliário funciona como um empréstimo: o banco faz o pagamento do imóvel e a sua dívida passa a ser com ele, e não com a construtora ou o proprietário anterior do bem. Para fazer isso, a instituição financeira precisa saber se você tem condições de arcar com essa dívida.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é somente um registro em carteira de trabalho que comprova a renda.  No caso dos autônomos, ela pode ser comprovada de algumas formas.

  • É imprescindível ter conta bancária, mais especificamente no banco com o qual se quer fazer o financiamento;
  • É importante guardar os comprovantes de transações bancárias por um determinado período, pois essa é uma forma de comprovar a sua renda;
  • Declarar o Imposto de renda também é uma forma de comprovar sua renda, que pode inclusive ser solicitada pelo banco para o financiamento;
  • Também pode ser útil apresentar a DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimento);
  • O histórico bancário é outro instrumento bastante utilizado para comprovar que você é um bom pagador, o que facilita empréstimos e financiamento. Ou seja, mantendo-se sempre em dia com seus pagamentos e fazendo bom uso do crédito, a instituição considera que você é confiável para isso.

É bem fácil comprovar renda sendo um autônomo!
Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe, que vai fornecer todas as informações que você precisar.

Tá na dúvida se esse é o momento certo pra comprar seu imóvel?
Clique aqui e confira um conteúdo exclusivo sobre o tema!