• banheiro apartamento pequeno

5 dicas para decorar o banheiro em apartamentos pequenos

Quer descobrir as melhores dicas para repaginar um banheiro de apartamento pequeno? Apresentando as menores metragens de um imóvel, esse ambiente tende a ser esquecido em meio a projetos de decoração. Até porque, os moradores podem não saber como decorar essa área, seja pela dificuldade em encontrar boas soluções, seja por não darem tanta atenção ao local.

Contudo, saiba que mesmo sendo um espaço compacto, o banheiro requer cautela e atenção. Ao investir nessa ideia, você conseguirá ter uma área funcional, perfeita para a sua rotina familiar e, claro, transmitir um pouco de seu estilo e personalidade.

Inclusive, estamos aqui para ajudar nessa empreitada. A seguir, mostraremos pontos relevantes que podem ser extremamente vantajosos na hora de organizar o cômodo. Acompanhe e saiba mais!

1. Aproveite o espaço das paredes

O primeiro segredo para decorar banheiro de apartamento pequeno é aproveitar ao máximo o espaço livre das paredes. Essa é uma estratégia fantástica — e muito eficiente — para não ocupar a metragem na horizontal, mas instalar estruturas ou itens decorativos de modo vertical, sem comprometer a circulação.

Nesse sentido, você pode incluir prateleiras, nichos, suportes e, até mesmo, pequenos armários, a fim de ter boas opções para armazenar os seus pertences. Em tais locais, é possível organizar toalhas, xampus, condicionadores, sabonetes e demais itens de higiene pessoal.

Contudo, antes de colocar a ideia em prática, não se esqueça de analisar a profundidade dos móveis para não cometer exageros e causar desconforto dentro do cômodo, combinado?

2. Saiba usar os armários

E já que falamos em armário, esse é um ótimo momento para ter um cuidado especial com as mobílias. Em ambientes compactos, os móveis fazem toda a diferença, pois conseguem facilitar a organização e, ainda, ajudam a valorizar o visual de uma ambientação.

No banheiro, o ideal é incluir uma peça logo abaixo da pia — o famoso gabinete. Pequeno e acessível, ele pode ser feito sob medida ou comprado pronto em lojas especializadas.

E mais: dentro dessas estruturas há a possibilidade de utilizar caixas organizadoras ou potes de vidro para armazenar os itens de cada morador. Dessa forma, você garante que todos os produtos fiquem separados e identificados, sem promover bagunça ou confusão.

3. Explore a parede acima do vaso sanitário

Já imaginou aproveitar o espaço disponível logo acima do vaso sanitário? Ignorada por muitos, essa área é valiosa e pode abrigar armários, nichos ou prateleiras em sua decoração de apartamento pequeno. Outra possibilidade é adicionar alguns pendentes no local e decorá-lo com pequenos arranjos de flores, velas, revistas ou qualquer outro adorno de sua preferência.

A única dica é analisar atentamente a altura em que os itens serão instalados na parede, garantindo que eles não atrapalhem os moradores no momento de usar o sanitário. Simples e eficaz!

4. Utilize a parte de dentro das portas

Não basta instalar armários e gabinetes em seu banheiro pequeno. Se você deseja aproveitar cada centímetro disponível, considere fixar pequenos suportes na parte interna das portas dos móveis. Desse jeito, é possível adicionar estruturas específicas para armazenar itens de maquiagem, cosméticos e demais produtos úteis no dia a dia.

Esse segredo também pode ser aplicado na porta do próprio cômodo. Atrás dela, o uso de cabides específicos são excelentes soluções para pendurar toalhas, roupão e roupas diversas. No mercado, é possível encontrar vários modelos, como aqueles em aço inox, os em madeira e até acrílico. Escolha o que melhor conversa com a proposta do seu espaço.

5. Adquira sempre produtos de alta qualidade

Por fim, lembre-se de adquirir somente produtos e revestimentos de alta qualidade, aumentando, assim, a durabilidade do seu projeto. As pastilhas, as cerâmicas e, até mesmo, as madeiras com tratamento especial contra umidade podem ser usadas sem medo.

Então, gostou das nossas dicas de decoração para banheiro de apartamento pequeno? Elas podem ser muito úteis para o seu lar. Basta aproveitar cada canto desse cômodo com itens práticos, funcionais e bonitos, deixando o ambiente mais agradável e aumentando sua amplitude.

Caso ainda não tenha um imóvel em vista e queira garantir agora mesmo o espaço dos sonhos, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nosso portfólio de empreendimentos.