• Coifa, depurador ou exaustor: escolha a melhor opção para a cozinha

Coifa, depurador ou exaustor: escolha a melhor opção para a cozinha

A cozinha é um dos espaços mais utilizados em uma residência. Afinal, é lá onde realizamos as principais refeições e preparamos pratos deliciosos. Diante disso, é comum haver um intenso cheiro de gordura e, até mesmo, nuvens de vapor, normais quando cozinhamos certos alimentos. Por isso, todo morador antenado precisa descobrir o que é melhor: coifa, depurador ou exaustor.

Esses equipamentos são utilizados para garantir que a atmosfera do espaço fique agradável. Inclusive, eles permitem que a circulação do ar seja mais intensa, trazendo maior sensação de bem-estar para quem estiver presente no local.

Assim sendo, é essencial entender a diferença entre essas três opções e, a partir disso, decidir qual é a melhor para o seu perfil. A seguir, conheça mais sobre os modelos, as suas características e as principais indicações.

Para que serve uma coifa?

O primeiro passo para conseguir escolher entre coifa, depurador e exaustor, é entender todas as características sobre esses equipamentos. Por isso, começamos a falar sobre a coifa — a opção mais popular entre eles.

Basicamente, a versão tem como principal função sugar todo o ar, filtrá-lo e, em seguida, expeli-lo para o lado de fora da cozinha. Tudo isso, acontece através de dutos de saída, que podem ser posicionados tanto no teto quanto em forros ou na própria parede.

Também vale lembrar que o aparelho é responsável por minimizar não apenas a gordura, mas outros cheiros presentes no espaço, garantindo um ar novo e agradável para a cozinha.

Além disso, a coifa pode surgir de variadas formas, como em uma ilha ou devidamente fixada na parede, em cima do fogão. Ela ainda consegue ser usada em duas modalidades: no “modo exaustor”, que absorve a gordura por meio de um duto; e no “modo depurador”, que suga o vapor e retém a gordura em um filtro de alumínio, renovando completamente o ar.

Por que escolher um depurador?

Em seguida, vem o depurador — equipamento este, com um design compacto. Uma vez instalado na residência, ele será o responsável por renovar todo o ar e devolvê-lo bem mais puro ao ambiente.

Para tanto, o processo funciona da seguinte forma: ao sugar o ar, a gordura é automaticamente retirada e, depois, fica “presa” em uma espécie de filtro localizado na grade de inox.

Diante disso, é muito importante realizar a limpeza e a manutenção do aparelho frequentemente, caso contrário, é provável que a sua potência fique comprometida em médio prazo.

Inclusive, por ser menor, o depurador tende a apresentar um valor acessível no mercado, instalação simples e consumo econômico. Ou seja, é a solução perfeita para quem deseja o máximo de praticidade!

O que o exaustor faz que os outros não fazem?

Ao contrário das demais opções, o exaustor apresenta uma capacidade maior de sugar o ar quente presente em um espaço. Já a sua “limpeza”, acontece por meio da área externa da residência, através de um duto.

Diante disso, tenha em mente que será necessário realizar um furo em formato circular na parede, para instalar o equipamento e impedir que o ar com odor e gordura volte a circular no mesmo local.

O processo acontece de um modo muito semelhante ao de um ventilador. Nesse sentido, a troca de ar se dá com o funcionamento das hélices do exaustor. Tal mecanismo é muito simples, assim como o seu processo de manutenção — exigindo somente água e detergente neutro para higienizar as hélices engorduradas.

Qual é a melhor opção para cozinhas pequenas?

Após essas informações, você deve estar se perguntando “qual é a melhor opção para espaços pequenos? Coifa, depurador ou exaustor?”. A resposta é simples: todas!

Por ser um equipamento pequeno e de fácil instalação, o exaustor é amplamente indicado para apartamentos ou cozinhas de metragens reduzidas. Ao investir na alternativa, não será preciso se preocupar com furos ou bagunça na reforma, por exemplo.

Já a coifa pode ser integrada como parte da decoração, em ilhas, parede ou embutida. Enquanto isso, caso você tenha uma vida mais corrida e não costume cozinhar com tanta frequência, o depurador se torna ideal, devido sua praticidade e melhor custo-benefício.

Então, após esta leitura completa conseguiu definir qual é a opção mais vantajosa para o seu espaço: coifa, depurador ou exaustor? Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis!

Caso queira continuar se aprofundando no assunto, aproveite e confira também o artigo sobre como criar uma decoração de cozinha em apartamento pequeno!