• decoração de apartamento

Decoração de apartamento: 3 ideias para os principais cômodos!

Você já visitou imóveis com a mesma área, inclusive no mesmo prédio, mas que pareciam completamente diferentes? Os tipos de acabamentos, os pontos de iluminação e a disposição dos móveis são os principais responsáveis por isso. Não à toa, a decoração de apartamento é considerada algo tão importante para o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores quanto fatores relacionados à metragem, luminosidade e ventilação do local.

Mas para evitar erros de decoração, só tem um jeito: é preciso planejamento. Neste artigo, reunimos as principais dicas para fazer seu projeto de interiores com uma cara profissional. Inspire-se e bom trabalho!

Decoração de apartamento: saiba por onde começar

Um planejamento bem feito é essencial para garantir a boa execução da decoração. Sendo assim, o primeiro passo é analisar as potencialidades e limitações de cada cômodo.

Em outras palavras, você deve conhecer os pontos fortes, que merecem ser bem explorados, e os pontos fracos, que precisarão de soluções arquitetônicas inteligentes para serem melhor aproveitados.

Além de gesso e pintura, pode ser necessário fazer alguma reforma às vezes. Quem mora em regiões com invernos mais rigorosos, por exemplo, deve optar por acabamentos que melhorem o conforto térmico. Nesse quesito, pisos laminados são imbatíveis.

Depois, você deve tirar as medidas dos cômodos e definir os locais de passagem, para não prejudicar a fluidez. Por fim, é preciso pesquisar as tendências e definir os estilos de decoração favoritos, conforme os gostos dos moradores.

Ideias para a decoração do seu apartamento

Uma boa decoração não apenas embeleza o imóvel como facilita a organização do lar. Móveis planejados, por exemplo, são excelentes para que cada objeto tenha o seu lugar, evitando a bagunça pela casa. Dito isso, não minimize sua importância.

A boa notícia é que não é preciso decorar todo o imóvel de uma vez. Vocês podem ir por setores, para não sobrecarregar o orçamento doméstico e conseguir fazer tudo como o desejado. Porém, pense na casa como um todo, para que haja uma unidade entre os cômodos.

Para se inspirar, confira 3 ideias que fazem toda a diferença nos principais ambientes de um apartamento. As chamadas áreas molhadas (como banheiros, cozinha e lavanderia) podem ficar para um outro momento.

1. Dicas para a decoração da sala de apartamento

Independentemente da metragem da sala, menos é mais. Afinal, por ser o ambiente mais visto no dia a dia, qualquer excesso pode torná-lo enjoativo. Mas ter menos objetos não significa pouco conforto — pelo contrário!

Uma sala bem decorada pede paredes claras e um bom projeto luminotécnico. Um sofá confortável (na medida certa) e em tom neutro e claro também é indicado.

As cortinas e o tapete devem seguir a mesma paleta. Pontos de cor devem ser reservados às peças menores, como almofadas e mantas.

Outra dica bem importante: não exagere no tamanho da TV. Na hora de comprá-la, considere a distância do aparelho ao sofá. Além disso, prefira modelos de painéis que permitam esconder os fios.

Se possível, aproveite o espaço vertical. Quem tem muitos livros pode investir em uma estante que permita colocar a TV ao centro e dispor os exemplares nas prateleiras ao redor do aparelho. Trata-se de uma maneira prática e elegante de decorar a sala.

2. Dicas para a decoração da varanda de apartamento

A decoração pode otimizar o uso de varanda para além dos churrascos de fim de semana. O ideal é deixá-la integrada à sala de estar. Para isso, a maneira mais fácil é escolher móveis com as mesmas cores e os mesmos tipos de materiais.

Quer caprichar ainda mais? Um elemento que faz bonito em qualquer varanda é o jardim vertical. Os home centers oferecem opções fáceis de montar e de dar manutenção. Procure alguma estrutura que caiba no seu espaço e aposte na beleza do paisagismo.

3. Dicas para a decoração de quartos de apartamentos

Tanto no quarto do casal quanto no dos filhos vale a pena aproveitar a área vertical com um projeto de marcenaria planejada. Além disso, faça questão de espelhos nas portas dos armários: eles ajudam a aumentar a impressão de espaço.

Nas paredes e no teto, nada melhor do que a pintura branca. O charme e o toque de cor podem ser expressos em alguns quadros e nas almofadas sobre a cama.

Mas em relação aos acessórios, não exagere. Opte por objetos pequenos e que conversem entre si. É possível deixar os quartos aconchegantes e com a cara dos donos sem sobrecarregá-los com enfeites.

Aproveite o momento para selecionar e doar aqueles presentes que não têm nada a ver com você, bem como itens que já foram úteis, mas caíram em desuso. Tenha em mente que uma boa decoração de apartamento exige uma dose extra de desapego.

Importância de considerar o estilo de vida dos moradores

Além das preferências relacionadas aos gostos, o estilo de vida dos moradores precisa ser levado em conta na decoração. Vamos a alguns exemplos:

  • quem trabalha em casa precisa criar um espaço apropriado para o home office;
  • quem tem ou pretende adotar um pet precisa instalar redes de proteção e montar uma área adequada para eles fazerem as necessidades;
  • quem se exercita em casa pode compor um cantinho agradável para colocar os acessórios e manter seus hábitos saudáveis;
  • quem ama cozinhar necessita de uma bancada de apoio para elaborar suas receitas;
  • quem não tem muito tempo para se dedicar à limpeza e arrumação deve escolher elementos que facilitam os cuidados com a casa.

Assim, considerar os hábitos de cada membro da família é a melhor forma de tornar o décor não apenas bonito, mas prático e funcional ao mesmo tempo. Por mais legal que seja a etapa de escolha dos acabamentos, mobiliários e demais elementos, decoração de apartamento é coisa séria. Por isso, dedique um tempo para planejá-la antes de ir às compras. Esse cuidado fará toda a diferença no resultado final.

Gostou das ideias mostradas neste post? Se quiser ficar ainda mais por dentro do assunto, baixe o e-book Fica a dica Direcional. É grátis, aproveite!