• decoração de casa para o natal

Ideias incríveis de decoração de casa para o Natal

O fim do ano sempre traz aquela vontade de enfeitar os lares. A época do bom velhinho costuma reunir pais e filhos, aumentar a interação dos netos com os avós e até reaproximar amigos. Planejar a decoração de casa para o Natal, portanto, é um jeito de deixar esses momentos ainda mais agradáveis.

Se você ainda não tem ideia do que fazer ou procura inspiração para adequar diversos ambientes, chegou ao local certo. Temos várias dicas de composição, incluindo soluções baseadas em tendências. Acompanhe e escolha as suas favoritas!

Árvore de Natal

A novidade da vez, quando o assunto é árvore de Natal, está no maximalismo. Esse estilo valoriza a exuberância na arquitetura e nos projetos de interiores, tendo destaque cada vez maior por se contrapor à simplicidade do minimalismo.

As propostas maximalistas são marcadas pela complexidade para criar decorações diferenciadas, extravagantes e repletas de detalhes. Quem deseja aplicar o conceito aos poucos pode investir na mistura de cores e estampas.

Vale combinar enfeites com diferentes formatos, pendurar objetos incomuns e até amarrar pedaços de tecido nos galhinhos. Certamente, a sua árvore de Natal não passará despercebida. Inclusive, é legal posicioná-la em frente a uma parede neutra, de modo que fique em evidência.

Mesa para a ceia

Um dos locais responsáveis pelos mais belos registros durante a data. É onde as pessoas se reúnem para partilhar refeições, colocar os assuntos em dia e matar a saudade acumulada ao longo do ano. Dê atenção especial à montagem da mesa e você terá excelentes lembranças.

O uso de sousplats tem sido comum na decoração de casa para o Natal. Além de enfeitar, essas peças protegem a toalha de respingos que podem manchar o tecido. Uma forma simples de adequá-las ao período é selecionar modelos de cores temáticas: vermelho, verde ou dourado.

Se quiser manter os sousplats em destaque, utilize toalhas e louças em tons claros. O complemento fica por conta dos guardanapos, amarrados com laços ou fitas. Também invista nos tradicionais arranjos com pinhas, velas e ramos de poinsétia.

Sala de estar

Gostou da ideia do maximalismo? Então, use outras cores e inove na decoração natalina. O ideal é escolher apenas um cômodo para testar essa proposta. Recomendamos a sala de estar por ser a área favorita nos encontros da família.

Nesse ambiente, em vez dos tons tradicionais da data, por que não usar rosa, azul e prata, por exemplo? Essas cores podem surgir nos laços que você amarra na escada, nas caixas de presentes, nos acessórios e até nas capas das almofadas.

Dessa forma, o recinto vai ter uma aparência totalmente nova, com um cenário personalizado para a família fazer fotos, vídeos e gravar boas memórias.

Varanda

Quem tem um cantinho externo também deve aproveitá-lo para lançar tendências, seja um espaço pequeno da varanda, seja um grande quintal. Locais ao ar livre pedem muita luz a fim de transmitir o encanto do período e permitir que as pessoas permaneçam fora da casa.

Assim, a dica é caprichar no famoso pisca-pisca e nas lanternas, iluminando áreas que serão frequentadas pelos convidados. Uma alternativa aos ambientes desprotegidos é a mangueira ou fita de LED, que não aquece e resiste à ação das intempéries.

Outra novidade recente é o uso de folhas de eucalipto para compor enfeites natalinos. Logo, tire proveito dessa planta e crie guirlandas (coroas), arcos e outros elementos presentes na área externa.

Então, ficou com vontade de variar as soluções em sua próxima decoração de casa para o Natal? Alterar algumas propostas é uma excelente maneira de atualizar a aparência dos espaços domésticos, além de gerar referências atrativas para futuras mudanças.

Aproveitando o tema da discussão, veja também o nosso artigo sobre diferentes estilos decorativos!