• vetor de pessoas fazendo decoração de páscoa simples

Como fazer uma decoração de Páscoa simples? Veja 5 dicas!

Para os brasileiros, religiosos ou não, a Páscoa é um dos momentos mais especiais do ano. O feriado, repleto de boas comidas, merece ser compartilhado na presença de entes queridos, em um ambiente bem aconchegante. Então, para deixar a família no clima da data, que tal aprender a fazer uma decoração de Páscoa simples e prática, ideal para apartamentos pequenos?

Neste artigo, reunimos 5 dicas para inspirar a decoração do seu lar. Defina as que mais têm a ver com seu estilo e mãos à obra!

É possível decorar a casa sem impactar no orçamento?

Com certeza! Uma decoração de Páscoa simples é, essencialmente, econômica. Para isso, além de usar materiais de baixo custo, à venda em armarinhos, vale a pena dar vida nova àqueles objetos natalinos guardados.

Se quiser deixar seu projeto ainda mais em conta, não é preciso ornamentar a casa toda — escolha apenas um cantinho. Uma boa ideia é aproveitar o aparador da sala de jantar, mas caso não tenha esse tipo de móvel, improvise.

Você pode decorar o rack da sala de estar, por exemplo. O importante é que o ponto escolhido fique próximo ao local onde será servido o almoço de Páscoa, para fazer bonito na ocasião.

Como fazer uma decoração de Páscoa simples?

O segredo para compor uma decoração de Páscoa simples e bonita é caprichar nos detalhes e abusar da criatividade. Sendo assim, inspire-se com as dicas a seguir!

1. Aposte no DIY

O DIY (sigla para “do it yourself” ou “faça você mesmo”, em português) é um movimento que veio para ficar. Afinal, com a ajuda dos tutoriais online, nunca foi tão fácil criar peças decorativas para o lar.

Quando se trata de Páscoa, uma opção em alta é pendurar uma guirlanda com flores, coelhinhos de pelúcia e ovinhos decorados na porta de entrada. Mas, caso não queira desmontar a guirlanda natalina, você pode substituí-la por um quadro de Páscoa. Para montá-lo, você pode usar:

  • um coelho recortado em uma folha de jornal, aplicado sobre uma tela branca lisa, gerando um efeito moderno e, ao mesmo tempo, delicado;
  • um ovo de Páscoa feito com aplicações de botões em tons degradê, também colocado sobre uma tela branca, para um visual diferente e divertido.

Outra ideia bacana é fazer um varal com coelhos de papel pendurados. Mas caso não tenha habilidade com desenhos à mão, fique tranquilo: na internet, é possível achar diversos moldes temáticos. Basta imprimir e recortá-los no papel de sua preferência.

Outro enfeite que gera bastante impacto visual é um varal com bandeirinhas de juta, decoradas com stencil. Para isso, escolha opções com motivos pascais, como coelhos, ovos, passagens bíblicas, entre outros.

Você também pode pintar cascas de ovos (retirando o conteúdo por meio de um furinho, para evitar acidentes) e colocá-las em um cesto aramado. Apesar de dar um pouco de trabalho, o resultado fica lindo.

2. Defina a paleta de cores

Tons pastéis (ou candy colours) remetem a doçuras e, por isso mesmo, combinam com a Páscoa. Para ajudar a preencher a superfície que será decorada (seja o aparador, o rack ou outro móvel), faça alguns saquinhos com marshmallows, jujubas e confeitos de chocolate e/ou amendoim.

Se preferir, compre ovos de plástico e encha-os com bombons, balas e outras guloseimas. O importante é respeitar as gamas escolhidas para a decoração.

Vale lembrar que os ovos de chocolate são, por si só, decorativos. Caso você opte por versões caseiras, peça para que o profissional responsável use embalagens na paleta de cores escolhida. Dessa maneira, eles podem ser integrados, harmoniosamente, ao décor.

Já no caso de você preferir ovos industrializados, coloque-os em uma cesta vime decorada com palha e fitas nos tons da decoração ou apenas com hera (um tipo de folhagem). Essa é uma boa maneira de deixar as embalagens de diferentes marcas menos destoantes.

3. Inspire-se nos elementos da natureza

Os elementos da natureza são parte essencial das tendências de decoração para 2021. Caso seu lar tenha plantas e objetos feitos em materiais naturais, aproveite para usá-los no décor pascal.

Para trazer o toque temático, nada melhor do que dispor alguns coelhos pelos ambientes. Símbolos da Páscoa, eles não podem faltar na decoração — ainda mais se existirem crianças na casa.

Mas, em vez dos tradicionais enfeites de cerâmica ou resina, prefira versões mais atuais, como os amigurumis (coelhinhos feitos de crochê). Você também pode servir cupcakes com orelhas compridas, feitas em pasta americana, ou biscoitos assados em formato de coelho.

4. Invista nas estampas temáticas

As estampas temáticas são uma das formas mais rápidas e práticas de decorar os ambientes. O mais legal é que, com exceção dos descartáveis, é possível usar os acessórios com motivos pascais por vários anos. Assim, vale a pena investir em:

  • toalha de mesa;
  • panos de prato;
  • pratinhos de sobremesa;
  • canecas;
  • guardanapos (de pano ou papel).

Mas atenção: em ambientes com papel da parede, deve-se tomar cuidado para os acessórios não destoarem das estampas usadas nos revestimentos. Para deixar o cômodo harmônico, ainda que tenham motivos temáticos, escolha peças com cores neutras, que conversem com o ambiente como um todo.

5. Use os pisca-piscas de Natal

Quem diria que as luzinhas de Natal seriam tão versáteis, podendo ser aproveitadas na Páscoa? Para isso, basta decorar alguns galhos secos (pintados de branco ou ao natural) e montar uma singela árvore de Páscoa. Nesse caso, a base pode ser um vaso repleto de cascas de ovos decoradas.

Outras possibilidades de uso para os pisca-piscas são:

  • utilizá-los como varal, para pendurar coelhos e outros símbolos da data;
  • encapá-los com forminhas de doces e pendurar no lugar do bandô;
  • fixá-los na parede, para escrever “Feliz Páscoa” etc.

Seja qual for a escolha, além de lindo, o uso de luzes na decoração transforma o ambiente. Vale a pena investir nesse recurso.

Quais ambientes devem ser decorados?

Não existe regra quanto à quantidade de ambientes que podem ser decorados. Essa decisão fica ao gosto de cada pessoa.

No entanto, como a Páscoa é comemorada com um almoço, o local das refeições deve ser um dos espaços decorados — seja na cozinha, na sala de jantar ou na varanda gourmet. Alguns enfeites em pontos estratégicos, como no banheiro social, também são bastante apreciados.

E então? Já sabe como vai preparar sua casa para a ocasião tão aguardada? Como mostrado, bastam alguns materiais básicos e boas ideias para compor uma decoração de Páscoa simples e encantadora! Por fim, preste atenção em mais uma dica: na hora de colocar as mãos na massa, peça ajuda para o restante da família. Dividir o trabalho, além de não ficar cansativo, é importante para que a ambientação fique com o estilo de todos os moradores!

Gostou das dicas? Então compartilhe o post em suas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitá-las. E quando estiver tudo pronto, não se esqueça de postar, também, as fotos do seu projeto!