• papel de parede para casa

Papel de parede para a casa: quais são as principais vantagens e como escolher?

No mundo da decoração, há variadas possibilidades de você deixar o seu lar aconchegante e mais a sua cara. Com certeza, você já pensou em trocar os móveis, reformar alguma peça ou comprar itens decorativos, certo?

Mas algo que pode fazer toda a diferença, quando ganha um toque especial, e que talvez você ainda não tenha parado para pensar é a parede. Sem fazer bagunça ou ter grandes gastos, você pode trazer aquele detalhe que o seu cantinho estava precisando para ter a sua assinatura.

Quer saber como? Confira o conteúdo para aprender a usar os papéis de parede para casa!

Quais são as vantagens de usar papel de parede na decoração?

Usar um papel de parede para casa tem um ótimo custo-benefício e traz efeitos significativos para o ambiente, sem você precisar realizar uma grande reforma, sabia? Se ainda não ficou convencido disso, veja, a seguir, algumas das vantagens de mudar o visual das paredes com esse recurso!

Facilidade de instalação

Para aplicar o papel de parede, é preciso, basicamente, deixar a superfície bem limpa e seca, a fim de retirar os obstáculos que possam comprometer a sua regularidade. Nesse caso, use um pano úmido e, em seguida, passe outro seco sobre ela.

O próximo passo é verificar se o papel escolhido é autoadesivo. Se for, será necessário apenas remover a película de proteção e colá-lo, partindo do teto em direção ao chão.

Atenção: faça a medição do espaço antes de retirar a película e use uma espátula ou um pano seco para remover as bolhas de ar que podem aparecer após a aplicação. Para isso, faça movimentos que partem do centro para as extremidades.

Caso o papel não seja autocolante, o ideal é comprar a cola apropriada e seguir suas instruções de uso. Mas vale lembrar que, independentemente do tipo de papel de parede para casa que usar, você não precisará conviver com obras e o cheiro de tinta dias depois de redecorar o seu lar — o resultado é instantâneo!

Quantidade de opções

Papéis de parede para casa podem ser encontrados em diferentes tipos de materiais, acabamentos, texturas, estampas e cores. Portanto, você terá muita facilidade em encontrar um que combine com seu estilo e o do ambiente que deseja repaginar.

Quanto aos materiais, você encontra papéis de parede em celulose, PVC, TNT, EVA, alto-relevo e veludo. Aqui, o importante é analisar bem o local onde o recurso decorativo será aplicado, uma vez que, para ambientes como banheiros, você precisará de materiais resistentes à umidade, por exemplo.

Assim, enquanto os modelos de celulose, alto-relevo e veludo são mais indicados para ambientes secos e com menor incidência de luz solar, os demais se adaptam bem aos ambientes mais molhados e que recebem calor, a exemplo da cozinha.

Sobre estampas, é possível encontrar de todos os tipos: geométricas, temáticas, clássicas etc. Se preferir, você pode usar um papel de parede para casa liso e apenas brincar com a diferença de tonalidades. Dá, também, para aplicar um que remeta a certa textura de materiais, como madeira, pedras e tijolos.

Versatilidade do uso

O que não vão faltar são ideias de decoração quando você começar a descobrir a versatilidade do uso do papel de parede para casa. Quarto, sala, banheiro ou cozinha: para cada um deles, existe um mundo de possibilidades que combinam tanto com o ambiente quanto com a personalidade de quem mais o frequenta.

Aqueles com cores bem vivas e estampas chamativas são perfeitos para ambientes para os quais você busca trazer mais alegria. Já os de tons mais sóbrios e minimalistas deixam o ambiente clean e elegante.

Como escolher o papel de parede ideal?

Você pode querer que o papel apenas complemente o local ou que ele seja o ponto decorativo de destaque, que ele traga a sensação de acolhimento e conforto ou traduza o seu perfil. As opções são muitas, então, pense a respeito, para fazer uma escolha adequada ao seus objetivos, ok?

Viu como o papel de parede para casa pode ser uma excelente escolha para transformar seu ambiente? Com um custo-benefício competitivo em relação às obras e pinturas das paredes, esse recurso pode refletir bem o seu estilo de decoração por meio de suas cores, texturas e estampas.

Aliás, você sabe qual é o seu estilo de decoração? Se a resposta foi “não” ou “não tenho muita certeza”, convidamos você a conferir o nosso Quiz sobre o assunto. O objetivo é ajudar a identificar os pontos-chave que o definem, então, não deixe de conferir!