• urban jungle

Estilo Urban jungle, como deixar sua casa mais verde e aconchegante

A tendência de estilo Urban Jungle, expressão em inglês para “Floresta Urbana”, é moda nas principais cidades do mundo, que, assim como São Paulo, são conhecidas como concrete jungle, floresta de concreto. 

Tal estilo contemporâneo de decoração surge da necessidade dos moradores de grandes cidades — com poucos espaços verdes, dia a dia movimentado e sem muito tempo para relaxar — em transformar seus apartamentos em oásis em meio ao caos, resgatando elementos naturais. 

urban jungle

Isso é feito por meio  da introdução de plantas variadas em todos os ambientes do apartamento. São elas as responsáveis por criar uma atmosfera tranquila e natural, características opostas às grandes cidades. 

Além disso, o estilo Urban Jungle tem um perfil jovem, casual, despojado, no qual a combinação de plantas, à primeira vista, parece até um pouco aleatória, bagunçada. Essa característica é que traz todo o charme desse estilo de decoração. 

Como aplicar o estilo Urban Jungle na sua casa

O estilo urban jungle não tem regras. Ao contrário, a essência existe para ser apropriada, adquirindo a personalidade do lar e dos seus moradores. São esses elementos pessoais que trazem memória e afeto, as quais dão ao ambiente um visual único e aconchegante.

Apesar disso, para criar espaços dentro dessa tendência, existem alguns elementos básicos — além, é claro, das plantas, que são as estrelas da decoração. A utilização de materiais naturais, como madeira e palha, completam o estilo Urban Jungle

Cor é mais que bem-vinda. Afinal, remetem à natureza, viva e colorida. Para paredes, piso e objetos maiores, dê preferência para cores mais suaves, como areia e caramelo. Para criar ambientes mais intimistas, verde escuro e terracota combinam muito bem. 

urban jungle

Para trazer aconchego e conforto ao espaço, invista em móveis confortáveis, de tecido macio e estofado fofo. Almofadas e puffs são muito bem-vindos, ainda mais quando são coloridos. As cores desses elementos podem vir por meio de estampas, como étnicas e naturais. 

A luz natural é uma característica muito importante no estilo Urban Jungle. Primeiramente, por causa das plantas, que necessitam de luz solar para sobreviverem. Aberturas generosas com vidro transparente banham os locais com luz natural, trazem vida ao espaço e a quem o habita. 

Nesse estilo, cortinas se fazem praticamente desnecessárias. Afinal, queremos o máximo de luz natural possível dentro dos espaços.

urban jungle

 

As plantas, no estilo Urban Jungle, podem ser colocadas em vasos no chão ou suspensos, sobre móveis, assim como penduradas na parede ou no teto. Escolha a melhor maneira de colocá-las de acordo com a espécie e o tamanho.

Mas uma dica muito importante: misture diferentes tipos de plantas e também de vasos. Combine tamanhos, formas e cores. Isso colabora para trazer ao espaço a atmosfera jovem e despojada do Urban Jungle.

Saiba quais são as plantas ideais para se ter em apartamento 

As plantas fazem mais do que apenas trazer cor e deixar o ambiente mais bonito. Elas purificam o ar e podem fazer o ambiente parecer maior, pois o nosso cérebro associa, inconscientemente, plantas à natureza e aos espaços abertos.

Nós sabemos, contudo, que um apartamento certamente não é o hábitat natural das plantas. Algumas podem ter dificuldade para sobreviver nesse ambiente, principalmente pela falta de sol. 

Existem algumas espécies, porém, que se adaptam muito bem à vida em um apartamento. Essas são as plantas de meia-sombra, acostumadas com pouca incidência solar, pois, na natureza, elas costumam ficar abaixo de plantas maiores, protegidas do sol.

Veja alguns exemplos.

Zamioculca

urban jungle

Essa é uma planta realmente resistente, portanto, muito difícil de morrer. Ela necessita de pouco sol e pouca água. Com ela, você deve ter o cuidado contrário, ou seja, se as folhas da planta ficarem amareladas, isso significa excesso de sol ou de água. Regá-la uma vez por semana é suficiente.

Areca Bambu

Essa planta, da família das palmeiras, destaca-se por sua capacidade de purificar o ar. Uma boa pedida para nós que vivemos em grandes centros urbanos. Tenha cuidado com o crescimento dela, pois pode alcançar um tamanho muito elevado. Uma dica para controlar esse crescimento é o tamanho do vaso onde ela está plantada. Regue-a duas vezes por semana.

Jiboia

Essa espécie é uma parente próxima da famosa samambaia e, há poucos anos, está presente na casa de muitos brasileiros. Essa planta gosta muito da umidade, o que a torna perfeita para ser colocada no banheiro — de preferência em algum local alto, pois se trata de uma trepadeira. Regue-a de duas a três vezes por semana.

Plantas Suculentas

Essa planta parece uma pequena árvore e é ideal para apartamentos, por pertencer ao grupo das suculentas, espécies com a característica marcante de terem folhas grossas para armazenar mais água.

Essa característica justifica-se pelo fato de ser proveniente de regiões desérticas, o que significa que não necessita de regas frequentemente. Por se tratar de uma suculenta de meia-sombra, essa espécie também não necessita de muito sol. Regue-a uma vez por semana.

Clorofito

Essa espécie apresenta o melhor dos dois mundos: adapta-se muito bem a ambientes com muita luz solar, assim como a ambientes com pouca luz. Um grande diferencial é que essa planta é indicada para quem sofre com alergias, pois tem a capacidade de absorver partículas de poeira e alérgenos do ar. Regue-a três vezes por semana.

Agora é só escolher e combinar!

Entendendo quais são as principais dicas do estilo Urban Jungle e sabendo quais são as plantas ideais para se ter em apartamento, fica fácil criar sua própria floresta urbana dentro de casa. 

Este artigo foi criado pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.