• como é morar em fortaleza

Como é morar em Fortaleza? Conheça as vantagens e melhores regiões

Se você tem vontade de habitar alguma cidade nordestina, certamente já se perguntou sobre como é morar em Fortaleza. A capital do Ceará fica em uma região litorânea, bem ao norte do estado, e sua população atual alcança o número de 2,6 milhões.

Mais que incríveis praias para encantar turistas, esse destino combina características atrativas a diversos públicos. Tranquilidade, cultura rica e clima agradável são apenas alguns exemplos, mas os benefícios que proporcionam já fazem muita gente querer comprar apartamento por lá.

Para falar melhor sobre Fortaleza, contamos com a participação de Tereza Portinho, coordenadora de marketing da Direcional, que tem experiência no assunto. Acompanhe, pois nosso texto poderá ajudar você a fazer algumas escolhas, difíceis, porém, também deliciosas!

Como é morar em Fortaleza?

Considerando que o Ceará faz divisa com Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, é possível chegar a sua capital por meio de rodovias que passam por esses estados. Você também pode optar por voos com desembarque no Aeroporto Pinto Martins, situado a 10km do centro de Fortaleza.

A pergunta que importa aqui é: vale a pena apostar nessa região? Para começar, saiba que Fortaleza está entre os destinos mais requisitados para o turismo e conta com infraestrutura completa para atender todos os públicos, de visitantes (brasileiros ou estrangeiros) a moradores locais.

Inclusive, já foi apontada por uma importante revista como a melhor capital para quem deseja investir. Isso porque, nos últimos anos, a cidade tem criado um ambiente extremamente favorável para os negócios, com estímulo à geração de empregos e ao empreendedorismo.

Nas palavras de Tereza, “morar em Fortaleza, para mim, é ter qualidade de vida. Uma cidade grande que tem uma cara de cidade pequena, sem tanto trânsito e com um eterno clima de verão.” Ela indica, no entanto, o transporte público e a questão da violência como aspectos que demandam melhorias. E podem melhorar!

Quais são as principais vantagens?

Todo mundo se interessa pela tranquilidade de pequenos municípios e, ao mesmo tempo, deseja o conforto das grandes cidades. Fortaleza alia essas características e oferece diversas vantagens. Confira as principais e descubra se compensa fazer um planejamento financeiro para se mudar.

Custo de vida acessível

A capital cearense concilia muito bem a oferta de serviços voltados ao turismo e a manutenção de infraestrutura completa para amparar a população local. Isso significa que consegue atender às necessidades de diversos públicos, gostos e bolsos.

Cabe destacar, ainda, que a região metropolitana de Fortaleza é uma das mais desenvolvidas no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Nordeste. Tal condição colabora para a manutenção de um padrão de vida adequado, capaz de promover saúde e longevidade.

Bons serviços e comércios

A cultura da cidade é muito rica e pode ser contemplada em diferentes espaços, desde museus até pontos turísticos famosos, como o Jardim Japonês, o centro histórico e o Complexo Dragão do Mar. “A culinária, para mim, é incrível também”, destaca Tereza.

A capital do Ceará conta com boas opções de mercados, restaurantes, padarias, bares e outras instalações voltadas à alimentação. Além de pratos típicos da região, é possível encontrar preparos da gastronomia de outros países.

Do ponto de vista da educação, Tereza destaca a qualidade do ensino particular: “como mãe, isso foi uma grande preocupação quando vim morar aqui”. Ela afirma que o custeio de colégios é um pouco menor quando comparado a valor gasto no Rio de Janeiro, onde morou.

Variedade de lazer

Tereza afirma que morar em Fortaleza é uma maneira de praticar mais a vida ao ar livre. Por conta do calor, é comum ver apartamentos na planta projetados sem unidades viradas para o poente. Muitos imóveis também não apresentam cobertura e são construídos em direção aos ventos predominantes.

Como o trânsito é tranquilo, dá para caminhar e admirar vários espaços públicos, sem muita preocupação. O Calçadão da Beira Mar, o Aterro da Praia de Iracema e o Parque do Cocó são ótimos para esse tipo de passeio. Pontos mais afastados do centro, como a Vila do Mar e o Polo de Lazer, também representam boas escolhas.

O clima agradável é outro aspecto citado por Tereza: “como sou carioca, estou super adaptada ao sol. Aqui é verão o ano todo, chove menos (só em alguns meses), mas não é tão quente quanto janeiro no Rio”. Isso é uma ótima condição para frequentar as belas praias locais, como Iracema e Porto das Dunas.

Quais são as melhores regiões de Fortaleza?

Tereza afirma que a localização do prédio para moradia deve ser feita com cuidado: “existem bairros/micro bairros com menor índice de violência. O Fortalezense é bem preocupado, quase não anda a pé nas ruas. Alguns prédios de classe media têm guarita blindada, é comum.”

Portanto, quem deseja tranquilidade para viver bons momentos em família precisa priorizar algumas regiões. Tereza destaca que os valores para aluguel e compra de imóveis são mais baixos que aqueles aplicados no Rio, e evidencia Dunas como uma ótima escolha de bairro.

Onde encontrar empreendimentos da Direcional?

Agora que você tem uma noção sobre como é morar em Fortaleza, precisa saber onde encontrar os melhores empreendimentos. A Direcional Ceará oferece opções tanto na capital quanto em regiões próximas. “Temos na grande Fortaleza (Eusébio, Porto das Dunas) condomínios de luxo tipo Alphaville”, afirma Tereza.

Sempre que buscar imóveis, é crucial que você avalie e compare os diferenciais existentes, como soluções para reduzir a temperatura interna da construção, presença de portaria, estrutura do prédio, entre outros detalhes. Veja algumas opções da Direcional:

Uma boa forma de adquirir a unidade desejada é contar com o Programa Minha Casa Minha Vida. Dessa forma, você estará comprando o imóvel com condições mais favoráveis, que incluem acesso a subsídios, maiores prazos de pagamento, juros e taxas menores, entrada facilitada e uso de FGTS.

Para aproveitar todas as vantagens do MCMV, informe-se sobre as faixas salariais e encontre o financiamento mais adequado ao seu perfil. Assim, a conquista do imóvel estará cada vez mais perto de se tornar realidade, na cidade e no bairro que você tem em mente.

Gostou de saber como é morar em Fortaleza pela visão de uma habitante? Esperamos ter animado você e a sua família a planejar a mudança para esse incrível destino. Quando pensar em dar o primeiro passo, não deixe de buscar o apoio de uma empresa que conhece as melhores regiões.

Que tal começar esse processo agora? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas antes de fechar qualquer negócio!