• cores de parede

Confira as cores de parede mais indicadas para cada cômodo

Na hora de planejar uma reforma, devemos atentar a diferentes pontos de uma decoração. Revestimentos, materiais e mobílias fazem parte desse processo. E outro detalhe que conta muito é a cor das paredes.

Quando bem escolhidas, as cores conseguem levar um toque especial para o espaço, o deixando mais alegre ou, até mesmo, transmitindo diferentes sensações.

Inclusive, segundo os especialistas da área, existem tons específicos para cada ambiente que podem, com o passar do tempo, modificar a maneira como nos relacionamos nas dependências de um imóvel.

Curioso, não é mesmo? Por isso, decidimos contar neste post quais são as cores de parede recomendadas para determinados cômodos e como usá-las da melhor forma. Acompanhe!

Sala de estar

A sala de estar é um espaço exclusivo para o descanso e a interação. É onde costumamos receber os nossos convidados ou, simplesmente, relaxar após um longo dia de trabalho. Logo, escolher as cores de parede para esse ambiente requer um cuidado especial.

Evite tons escuros ou chamativos demais, para que a área não fique com uma atmosfera muito pesada, dificultando o descanso de seus moradores. Quando a sala de estar é pequena, é importante prestar atenção à iluminação do cômodo. Os tons claros vão ajudar transmitir a impressão de amplitude. O branco, o off-white, o cinza e o bege são boas opções.

Por outro lado, caso a sua família tenha uma personalidade mais descolada, você pode deixar a criatividade falar mais alto e optar por um estilo de decoração que use cores vivas, como amarelo, azul-turquesa ou roxo. Só não se esqueça, antes de começar o projeto, de conversar com um profissional de design de interiores e se certificar de que o tom se encaixe perfeitamente no ambiente.

Há ainda a possibilidade de recorrer a outros métodos para se informar, como acessar canais especializados no YouTube ou conferir portais que abordam exclusivamente o tema. Uma boa sugestão, é o perfil do Paulo Biacchi. Vale checar!

Quarto

O quarto é mais um cômodo que merece total atenção durante a escolha das cores de parede. É nesse cantinho que descansamos, temos boas noites de sono e conseguimos recuperar as nossas energias. O objetivo é que o ambiente seja agradável, conte com um bom conforto visual e, claro, carregue também um pouco do estilo de quem o usufrui.

Há quem diga que, de acordo com o tom escolhido, podemos ter noites melhores de relaxamento. Isso porque cada tonalidade consegue causar diferentes sensações em nosso psicológico — como explica a famosa cromoterapia. Sendo assim, para esse cômodo, os azuis ou verdes são muito recomendados. Ambas tonalidades apresentam um bom poder calmante, conseguindo proporcionar excelentes períodos de resgate energético, reflexão e tranquilidade.

Mas não é só isso; se a ideia é tornar esse espaço um verdadeiro refúgio de inspiração e criatividade, existem alternativas igualmente relevantes. As tonalidades alaranjadas ou roxas são ótimas saídas e muito conhecidas por compor ambientes repletos de energia, modernidade e elegância. Os mais jovens tendem a adorar essas sugestões!

Cozinha

Quando falamos em cozinha, há quem imagine que esse cômodo deve ser todo branco, sem qualquer detalhe ou estilização. Que engano! Recentemente, mais pessoas estão investindo na decoração de casa com ênfase nesse cômodo, com foco em tornar os momentos das refeições mais agradáveis e prazerosos.

As cores podem ser escolhidas tanto para as paredes quanto para os móveis, criando combinações diferenciadas e que seguem as principais tendências do setor. Nesse sentido, os tons vivos são excelentes e capazes de deixar o local mais moderno e alegre.

E o melhor: eles estão em alta no mundo do design. De todos, destacamos o amarelo, o azul royal, o vermelho e o verde-esmeralda, que tem nuances retrô e pode ser combinado com detalhes em cobre. O resultado ficará chique e muito refinado. Em seguida, temos outras opções bacanas. Veja qual você prefere:

  • branco + preto;
  • vermelho + creme;
  • marrom + branco;
  • cinza + roxo.

E mais: para garantir um resultado equilibrado, lembre-se ainda de combinar as cores chamativas com outras mais claras. Vai aplicar um verde-musgo em alguma parede? Então, tente pintar uma estrutura próxima de alguma tonalidade mais clara, criando assim um efeito bem harmônico.

Como vimos, escolher as cores de parede é uma tarefa simples e que renderá muitos benefícios para o seu dia a dia. Caso queira continuar por dentro de outras dicas, assine a nossa newsletter e receba os conteúdos em primeira mão!