Como desenvolver e manter hábitos saudáveis?

Devido ao isolamento social, muitas pessoas estão precisando se adaptar à nova rotina familiar, especialmente aquelas que trabalham em casa, em regime de home office. Mudanças significativas como essas, sobretudo quando acontecem de uma hora para outra, podem gerar algumas dificuldades, como manter hábitos saudáveis.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo e mostrar alguns pontos importantes sobre as mudanças na rotina em tempos de quarentena e o que pode ser feito para cultivar novos hábitos, melhorando o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Vamos lá?

As dificuldades de manter hábitos saudáveis em casa

Justamente por ser um ambiente de conforto e descanso, o próprio lar pode ser um dos maiores vilões na luta para manter hábitos saudáveis, principalmente para quem trabalha em home office.

Isso se dá pelo acesso facilitado e ilimitado a serviços de entretenimento — como televisão e aplicativos de streaming com séries, filmes e jogos —, a cama que fica a alguns passos de distância e o sofá bem convidativo para relaxar e ler um livro, por exemplo.

Isso pode desencadear várias consequências que serão percebidas no curto, médio e longo prazos. Algumas das principais são:

  • dificuldade de concentração;
  • queda na produtividade;
  • cansaço;
  • insônia;
  • sentimento de frustração;
  • baixa na imunidade.

Por que é importante investir nesses novos hábitos

Os hábitos saudáveis, sem nenhuma dúvida, vão ajudar você a melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Isso porque você passa a se preocupar mais em se alimentar bem, ter uma boa noite de sono, priorizar o seu descanso e fazer alguma atividade física.

Dicas para desenvolver e manter hábitos saudáveis em casa

Agora que você já sabe por que os hábitos saudáveis são importantes, vamos oferecer algumas dicas para que você consiga colocá-los em prática.

Alimente-se de maneira saudável

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para uma vida saudável. Para que isso seja possível, é preciso priorizar as refeições balanceadas, nas quantidades corretas. O ideal é incluir o máximo de alimentos naturais em sua dieta, como frutas e verduras.

Além disso, vale a pena diminuir o consumo de carboidratos (como pães, bolos e biscoitos) e lembrar de tomar água com frequência ao longo do dia. Isso não significa que você precisará abrir mão das guloseimas, mas elas podem se limitar a algumas vezes no mês, não acha?

Faça exercícios físicos

Apesar das recomendações para manter o isolamento social, você pode fazer alguns exercícios em casa, até mesmo sem precisar investir em equipamentos e acessórios caros.

Existem algumas tarefas aeróbicas simples, que podem ser executadas sem a necessidade de aparelhos ou a presença de um personal trainer. Agachamentos, abdominais, polichinelos e flexões são só algumas das opções que podem ser utilizadas.

Não deixe de procurar orientação profissional para saber quais exercícios você pode fazer e, principalmente, como eles devem ser executados da maneira correta. Isso pode ser feito a distância e já existem vídeos ensinando diversas atividades físicas. Além disso, jamais ultrapasse os limites do seu corpo.

Não negligencie seu sono

O período de sono é o momento que o corpo humano utiliza para se revigorar. Negligenciar esse fato pode trazer sérios prejuízos ao organismo. Sem isso, você começa a perceber um cansaço maior, o nível de estresse aumenta e começa a ter dificuldade de concentração.

Portanto, procure manter de 6 a 8 horas de sono, tente desligar os aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de dormir e se esforce para se deitar todos os dias no mesmo horário.

Tire um tempo para você

Quem trabalha em home office sabe o quanto é difícil separar os momentos de lazer e de trabalho, mas saber fazer isso é importante para criar hábitos saudáveis.

Sendo assim, não se limite a manter apenas os cuidados com a higiene em dia. Certifique-se de ter um autocuidado maior, adotando rotinas somente suas, como fazer a barba com alguns produtos especiais ou usar aquela máscara de argila para cuidar melhor da pele.

Já está claro que dá para manter uma rotina de hábitos saudáveis, mesmo estando a maior parte do tempo em casa. Para isso, basta seguir essas dicas que mostramos e botá-las em prática agora mesmo.

E já que estamos falando sobre passar mais tempo em casa, já pensou em ter o seu próprio cantinho? Então, confira o nosso artigo sobre o financiamento do Minha Casa Minha Vida e descubra como realizar o seu sonho de comprar um imóvel!