• horta no apartamento

Como montar uma horta em um apartamento?

Nos últimos anos, muitas pessoas estão investindo na ideia de montar uma horta no apartamento. Já pensou nisso? Indicada para espaços pequenos ou grandes, essa proposta ajuda a fazer com que a decoração do local ganhe mais cor, vida e beleza.

Ao contar com esse cantinho, os moradores ainda conseguem aproveitar outras vantagens interessantíssimas, como ter mais economia na hora de fazer as compras e a possibilidade de praticar hábitos saudáveis e sustentáveis.

O melhor é que existem várias folhagens que podem ser cultivadas dentro do lar: manjericão, alecrim, sálvia, hortelã, salsa e cebolinha são apenas alguns exemplos.

Vamos compartilhar aqui algumas dicas para que você monte a sua própria horta no apartamento e experimente esses pontos positivos. Anote as recomendações abaixo e comece essa mudança agora mesmo!

Quais são os principais tipos de horta para apartamento?

Quem tem o hábito de cultivar folhagens, já sabe: elas conseguem caber em diferentes cantinhos e podem ser escolhidas de acordo com os seus interesses e necessidades. Porém, como estamos falando de um apartamento, a dica é conhecer os principais tipos de estrutura e identificar aquele que melhor se encaixa em seu ambiente. Veja abaixo!

Horta vertical

As hortinhas verticais são muito recomendadas para quem vive em espaços pequenos. Elas podem ser montadas em uma pequena parede, seja na cozinha, na varanda, na área de serviço ou, até mesmo, na sala de estar. Você conseguirá manter folhagens em jardineiras ou em vasos menores, que são pendurados em painéis próprios para essa finalidade.

Horta em vasos

Essa é mais uma recomendação para quem não tem muito espaço disponível. Nesse caso, o caminho é montar a sua hortinha em vasos — de preferência, os de cerâmica.

Em tais estruturas, é possível plantar temperos e ervas diversas — desde que estejam devidamente posicionados em uma área com meia sombra. A opção também é ótima para embelezar os parapeitos das suas janelas, muretas, ou delimitar o espaço entre um cômodo e outro.

Horta em pallets

Ao montar uma horta no apartamento, você pode optar pelo modelo em pallets. Igualmente sustentável, essa alternativa tem como finalidade reutilizar os caixotes que, normalmente, vão para o lixo após serem utilizados em feiras ou supermercados. Contudo, em uma decoração residencial, eles ganham vida e muita utilidade, podendo facilmente servir como uma estrutura para o seu lar verde lar.

Ao optar por essa ideia, será preciso revestir bem os caixotes, utilizando sacos plásticos resistentes. As opções pretas, usadas para embalar lixo, são ideais. Em seguida, faça alguns furos no material para que ele consiga escoar bem a água das regas, mantendo assim as plantinhas sempre saudáveis e bem-cuidadas. Não tem erro!

Dica extra

Durante essa fase, você precisará encontrar um bom lugar para montar a horta no apartamento. A dica mais valiosa é encontrar um espaço com iluminação solar, já que a maioria dos temperos e hortaliças necessitam de, ao menos, 5 horas de sol diárias.

Caso não encontre esse local, considere investir nas espécies que se adaptam melhor a uma área com sombra. Alface, salsinha e orégano estão nessa lista.

Como cuidar de uma horta no apartamento?

Assim que montar a sua horta caseira, chega o próximo passo: o de aprender como cuidar dessa estrutura para fazer com que as ervas fiquem sempre bonitas, saudáveis e, claro, prontas para o uso. A seguir, contamos quais são as etapas que não podem faltar. Anote!

Invista em vasos fundos

Ervas e vegetais precisam de um bom espaço para crescer da maneira correta. E esse detalhe pode ser alcançado com o uso de recipientes com uma boa profundidade — no mínimo, 25 centímetros.

Lave os vasos antes mesmo de plantar

Conseguiu encontrar os recipientes certos para as folhagens? Ótimo! Aqui, é recomendado higienizar muito bem o material, com o objetivo de acabar com qualquer fungo ou bactéria capaz de comprometer as suas plantas.

Nessa fase, há quem invista em uma mistura poderosa: 3 litros de água + um copo de lixívia. Depois, é só lavá-los bem com a solução e os vasos já estarão prontos para o uso.

Fique de olho no substrato

O substrato será o responsável por fornecer os nutrientes necessários para que as suas plantas cresçam da melhor forma. Atualmente, existem variadas opções no mercado, como a perlita, a turfa de sphagnum, o coco e a lã de rocha.

Por isso, é essencial escolher com atenção esse elemento, sempre pesquisando aquele que melhor se encaixa em seu estilo, necessidades e orçamento disponível.

Lembre-se do fertilizante

Nas lojas especializadas em jardinagem, é possível encontrar uma vasta variedade de fertilizantes. Os líquidos são os mais utilizados, mas também há a opção de criar o seu próprio componente com insumos caseiros. Esse é um cuidado fundamental para que as folhagens recebam uma dose extra de nutrientes e consigam permanecer intactas.

Como montar uma horta no apartamento? O passo a passo!

Finalmente, chegamos ao momento de aprender como montar a sua tão sonhada horta, sem comprometer a organização do lar. Já adiantamos que essa etapa é mais fácil do que parece. Você só precisará ter os equipamentos certos e muita atenção. Veja o passo a passo que preparamos.

  • passo 1: encontre uma parede que seja larga e esteja localizada perto da janela. É importante instalar a sua horta no alto, em um local com bastante ventilação;
  • passo 2: pendure as estruturas utilizando pregos. Caso não queira furar a superfície, há a opção de utilizar colantes, vendidos em floriculturas ou lojas de construção;
  • passo 3: certifique-se de que os vasos ou as estruturas tenham furinhos para que a água escoe. Se não, você pode fazê-los com as suas próprias mãos;
  • passo 4: prepare a terra para o plantio, utilizando adubos ou fertilizantes;
  • passo 5: plante as mudas ou sementes com muito cuidado. Faça um buraco no solo de, em média, 1 cm. Depois, coloque a planta dentro e cubra bem;
  • passo 6: assim que a folhagem começar a crescer, lembre-se de regá-la periodicamente. Já quando aparecerem folhinhas escuras ou amareladas, é válido retirá-las para garantir que o restante da muda permaneça saudável.

Viu só? Ter uma horta em apartamento não é um bicho de sete cabeças. Seguindo essas dicas, você conseguirá criar um espaço verde muito charmoso e que, inclusive, poderá ser muito bem aproveitado para deixar as suas refeições mais saudáveis e saborosas.

Se gostou dessas dicas e quer conferir outros materiais valiosos, aproveite para baixar agora mesmo o e-book gratuito da Direcional e descobrir como criar o seu jardim. Até mais!