• morar em brasília

Morar em Brasília: 4 curiosidades sobre como é morar na capital do Brasil

Você está pensando em financiar um apartamento, mas ainda não sabe em qual localidade investir? Então, chegou a hora de descobrir algumas curiosidades sobre morar em Brasília. Capital federal do Brasil, a cidade é considerada uma região administrativa, mas com excelentes opções para quem deseja viver bem.

Fora isso, essa opção carrega alguns fatos curiosos e que podem ser verdadeiros atrativos, caso também queira se mudar para uma área diferenciada. Entre os pontos que costumam chamar a atenção, destacamos o clima, a qualidade de vida e, até mesmo, algumas questões urbanísticas.

Pensando nisso, decidimos compartilhar quais são essas informações com os nossos leitores. Se quiser saber mais, continue acompanhando o post e encante-se!

Breve histórico de Brasília

A princípio, que tal um pouco de história? De acordo com os registros, tudo começou por volta de 1956, quando o governo do presidente Juscelino Kubitschek decidiu elaborar um plano para criar a capital federal do país. Então, em 1960, Brasília foi devidamente inaugurada, mesmo não se apresentando 100% pronta.

A região foi projetada por Lúcio Costa, um urbanista brasileiro conceituado, em parceria com o famoso arquiteto Oscar Niemeyer. E um fato curioso é que todo o plano de urbanização foi bem pensado desde o começo — ao contrário de muitas outras cidades do Brasil. Hoje, esse trabalho é reconhecido internacionalmente por ser um dos mais completos e modernos do mundo.

Além disso, a cidade tem um incrível cartão-postal, o Lago Paranoá. Formado junto ao restante da construção da cidade, ele abriga as águas originárias do Rio Paranoá. Ao longo do tempo, o seu entorno foi se popularizando e, atualmente, existem inúmeras áreas de lazer e entretenimento por lá, como bares, lojas e praias artificiais. Ou seja, uma opção e tanto para se divertir e relaxar nas horas livres!

4 curiosidades sobre morar em Brasília

Não há dúvidas de que morar em Brasília é uma opção fantástica para todo e qualquer brasileiro que deseja apostar na compra de imóveis. Além de ser a capital federal do país, a região é um excelente destino de trabalho e, de quebra, conta com ótimas soluções de estudos.

Em contrapartida, existem algumas curiosidades que são um tanto desconhecidas por quem não conhece a fundo a história do local. É sobre elas que falaremos a seguir. Vamos lá?

1. Vista aérea da cidade

Ao olharmos Brasília “de cima”, conseguimos visualizar o formato de um avião. Entretanto, essa não foi a ideia principal e original para a cidade. De acordo com uma entrevista, dada por Lúcio Costa, a proposta era que o visual da cidade fosse todo em forma de borboleta.

2. Sem esquinas

Por estar situada em uma área denominada Planalto Central, a cidade não possui esquinas. Dá para acreditar? Diferentemente das demais regiões do país, esta é dividida em setores e quadras. Logo, as suas principais avenidas e ruas apresentam um formato de “tesoura”.

3. Patrimônio cultural

Em 1987, a cidade ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO. Ao todo, a região tem 112,25 km² de área total, fazendo com que ela seja a maior localidade tombada do planeta.

4. Clima da capital brasileira

O clima de Brasília é um dos mais secos do Brasil. Entre os meses de julho e outubro, a região simplesmente não recebe uma única gota de chuva.

Já em setembro, as temperaturas continuam altíssimas, porém, com baixa umidade. Sendo assim, muitos cidadãos que não estão acostumados ou que apresentam dificuldades respiratórias devem utilizar umidificadores de ar como uma solução para driblar o problema.

Melhores regiões para morar em Brasília

Depois de conhecer as principais curiosidades da cidade, você deve estar se perguntando “quais são as melhores regiões para morar em Brasília?”. Felizmente, há inúmeras opções voltadas aos diferentes perfis. Analise todas delas e acerte na escolha da sua casa própria.

Veja as principais.

  • Asa Sul;
  • Asa Norte;
  • Esplanada;
  • Lago Sul;
  • Lago Norte;
  • Sudoeste.

E aí, o que achou dessas curiosidades sobre morar em Brasília? Acredita que, com mais esses diferenciais, a região seja uma boa escolha para trabalhar e passar um tempo em família?

Esperamos que sim! Caso ainda não tenha um bom imóvel em mente, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer o nosso portfólio de empreendimentos. Será um prazer!