Como organizar a rotina diária e equilibrar trabalho e descanso?

Organizar a rotina diária é uma medida imprescindível para manter um bom ritmo quando você trabalha dentro de casa. Em tempos em que isso se tornou tão comum, é preciso saber como criar um home office produtivo sem comprometer o próprio bem-estar.

O equilíbrio entre trabalho e descanso deve ser sempre planejado de forma a não esgotar a mente e o corpo, mas também a não perder um tempo precioso para a realização de tarefas. Para ajudar nisso, preparamos este post para você!

Vantagens de ter a rotina diária organizada

Um bom planejamento — não só relativo à organização da casa, mas também a horários — traz várias vantagens, que englobam desde a produtividade até as saúdes física e mental. Veja alguns exemplos de benefícios ao estruturar bem sua rotina:

  • ter horários certos para dormir e acordar, alcançando, pelo menos, 7 horas de sono, é importantíssimo para que seu corpo libere substâncias relacionadas ao bem-estar;
  • a hora certa para comer e dormir evita a liberação excessiva de hormônios e neurotransmissores relacionados a doenças crônicas.

Como organizar a rotina diária

Algumas dicas simples podem ajudar você a implementar um cotidiano equilibrado. Confira!

Tenha uma agenda e anote os compromissos

É impossível guardar todos os nossos compromissos na cabeça. Ao tentar fazer isso, além do grande risco de esquecimento, existirá uma sensação contínua de que você está esquecendo algo. Sendo assim, anotar as atividades rapidamente em uma agenda é imprescindível para evitar esses problemas. Essa ação também ajuda a melhorar o gerenciamento do tempo e a otimizar a priorização das atividades mais importantes.

Estabeleça horários

A manutenção de horários fixos para as atividades é importantíssima para que seu corpo crie um ritmo que prepare você para a produtividade máxima. É o que a psicologia chama de condicionamento. Fazer as coisas sempre da mesma forma reduz os erros que cometemos durante a execução de tarefas, além de nos dar mais energia.

Para isso, você pode utilizar uma estratégia chamada de “deixa” ou “gatilho”, isto é, além de marcar o horário das tarefas, realizá-las sempre após alguma atividade rotineira. Por exemplo, comece a trabalhar logo depois de tomar banho e vestir a roupa. Quando você encadeia uma ação na outra, fica mais fácil se lembrar de tudo o que precisa fazer.

Defina recompensas

Outro ponto importante é a definição de recompensas ao alcançar seus objetivos. Quando trabalhamos fora, a supervisão de chefes geralmente é suficiente para manter um nível adequado de produtividade.

Em casa, entretanto, dependemos bastante da nossa própria diligência. Quando a energia interna estiver baixa, ter em mente a conquista de um prêmio pode ser uma ajuda e tanto.

Essas recompensas devem ser coisas que mobilizem a sua energia, como uma comida de que você gosta, assistir ao seu programa favorito, entre outras. Você deve estabelecer um compromisso consigo mesmo para somente fazer essas atividades caso tenha cumprido suas missões do dia.

A importância do equilíbrio entre trabalho e descanso

Por fim, o equilíbrio entre o trabalho e o descanso é outro cuidado importante para organizar bem sua rotina. Afinal, nesse ambiente, podemos ficar tentados ao excesso de atividades e acabar nos sentindo esgotados ao final do dia.

Nas jornadas tradicionais, temos um horário para entrar e sair. Em casa, é preciso que você se observe para conhecer seus próprios limites. Além disso, nas pausas durante o dia, a prática de atividades físicas pode ajudar seu corpo a regular o próprio ritmo.

Portanto, organizar a rotina diária é uma medida interessante para quem quer um home office produtivo. Além de contribuir para a produtividade, ela permite que seu corpo crie um ritmo equilibrado que ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças físicas e mentais.

Aproveitando o assunto organização, quer saber como arrumar o quarto dos seus filhos quando eles precisam dividir o mesmo espaço? Então, confira o nosso post!