• planejamento financeiro para comprar imovel

Especialista dá dicas para elaborar um planejamento financeiro para comprar imóvel

Sair do aluguel e comprar um apartamento é o desejo de muitas pessoas. E a primeira coisa a fazer antes de adquirir um bem em um valor tão expressivo é um bom planejamento financeiro para comprar o imóvel dos sonhos.

Quando se pensa nos valores que envolvem a compra de um imóvel, à primeira vista pode parecer algo muito distante. No entanto, com organização e disciplina, a conquista acontecerá muito antes do esperado.

Pensando nisso, preparamos este texto que vai ajudar você a se planejar. Inclusive, trouxemos a opinião de uma especialista em financiamento. Acompanhe!

A importância do planejamento financeiro

Cyntia Kawamura Ciupka, responsável pelo departamento de Financiamento Imobiliário da Direcional, afirma que o planejamento financeiro para comprar imóvel é uma forma de trazer segurança e tranquilidade na hora de adquirir um bem — especialmente aquele com valor mais expressivo.

De acordo com a especialista, quem se planeja e economiza para investir em um imóvel tem um maior poder de negociação na hora da compra. Por exemplo:

  • se o comprador tiver um valor de sinal maior do que a tabela que a construtora está apresentando;
  • quando há possibilidade de escolher uma unidade melhor localizada, se a sua condição financeira for mais favorável;
  • ao escolher um banco com a menor taxa de juros do mercado.

Como elaborar um planejamento financeiro para comprar imóvel

A fim de ajudar, compilamos algumas dicas para que você possa começar a se planejar financeiramente para comprar o seu imóvel. Dê uma olhada!

Analise sua situação financeira

Se você vai financiar o seu primeiro imóvel, certifique-se de que as parcelas não comprometam mais do que 30% da sua renda mensal bruta e se, de certa forma, a geração dessa renda é estável.

Muitas pessoas ficam com medo de dar esse passo tão importante. No entanto, quando fazem uma simulação das parcelas, percebem que o valor não foge muito das suas atuais despesas mensais.

Estabeleça o tipo de imóvel que deseja

Os imóveis vendidos pelo programa Minha Casa Minha Vida costumam ser a primeira aquisição imobiliária de muitas pessoas. Isso porque o custo dos apartamentos e principalmente as condições de pagamento são mais acessíveis do que outros imóveis a venda no mercado.

Mesmo ao saber que esses imóveis são os que mais cabem no seu bolso, é importante estabelecer seus objetivos antes de começar a pesquisar. Pense em questões como:

  • elevador;
  • localização;
  • quantidade de quartos;
  • infraestrutura local;
  • segurança;
  • se vai ter sacada, entre outras.

Neste momento, é fundamental pensar no futuro. Você pretende casar e ter filhos? Essa resposta é fundamental para adquirir um imóvel com uma boa metragem e assim suprir as suas necessidades.

Confira todas as taxas com antecedência

Adquirir um apartamento financiado na planta não é como comprar um carro, em que você recebe um carnê e paga os boletos em dia. Envolve o pagamento de taxas, oscilações do mercado e outros índices responsáveis por fazer os valores flutuarem.

Além disso, você pode precisar desembolsar valores extras, como por exemplo, para mobiliar a casa. Afinal, ao mudar para algo que é nosso, a tendência é colocar móveis e artigos de decoração que sejam a nossa cara.

Assim, durante um tempo, vai necessitar de um valor maior do que o das parcelas. Por isso, o ideal é começar a poupar agora mesmo. Independentemente de comprar seu imóvel daqui 1 mês ou 1 ano, guarde dinheiro e confira todas as taxas antes de fechar negócio.

Engorde seu porquinho

Depois de reunir todas as informações importantes relacionadas a compra de um imóvel, é hora de colocar o planejamento em prática e engordar o seu porquinho.

Crie planilhas com os prazos de pagamento de cada taxa e procure investimentos que façam o seu dinheiro render, enquanto aguarda essas datas chegarem. Há diversos canais no YouTube repletos de dicas de investimento e educação financeira para iniciantes.

Lembre-se de que, além das taxas, você precisa mobiliar o apartamento antes de se mudar. Por isso, pode ser necessário engordar seu porquinho com uma renda extra. É possível, por exemplo, procurar por um trabalho freelancer aos finais de semana e guardar seus rendimentos para decorar o apartamento do jeitinho que sempre sonhou.

O que deve ser analisado

Segundo Cyntia, os gastos mais relevantes que devem ser analisados para a aquisição são:

  • tarifas bancárias;
  • imposto pago à Prefeitura (ITBI);
  • registro da escritura ou contrato no cartório de imóveis.

A profissional também chama a atenção para um fator muito importante:

Nenhum financiamento bancário quita totalmente o valor do imóvel, sendo que o comprador precisa ter no mínimo 80% desse montante para pagamento com recursos próprios.

A importância de buscar melhores condições de compra de imóvel

Não existe só um jeito de adquirir a casa própria. Qualquer imobiliária ou construtora pode ajudar nessa aquisição, oferecendo propostas diferentes para o financiamento, condições para a entrada, juros e a estrutura do imóvel propriamente dito.

Como falamos, quanto mais condições você tiver, melhores serão as condições para a compra. Isso faz com que ter um planejamento financeiro seja tão importante, mesmo que sua aquisição esteja relacionada ao programa Minha Casa Minha Vida.

Se o seu dinheiro for retirado do saldo do FGTS, quanto mais alto o valor, melhores serão as condições para dar como entrada no sonho da casa própria. Vá atrás do seu extrato, veja o valor, reúna seus documentos e comece a fazer as cotações.

Soluções oferecidas pela Direcional

A Direcional tem uma grande flexibilidade de negociação, principalmente de valores. Inclusive em longo prazo, entendendo que o cliente pode dividir o sinal.

O grande destaque fica por conta da possibilidade de bons imóveis incluídos no programa Minha Casa Minha Vida, reconhecidos pela qualidade acima da média do mercado. Vale a pena conferir!

Você já começou o seu planejamento financeiro para comprar o imóvel tão sonhado? Não se esqueça de que o seu FGTS pode ser uma mão na roda na hora de separar o valor de entrada do seu imóvel.

A Direcional tem um empreendimento pensado para cada perfil e pode auxiliar na sua jornada. Entre em contato conosco e descubra onde mora o seu sonho!