• direcional engenharia

Direcional: há 40 anos se dedicando a realizar sonhos

“Falar da Direcional, para mim, é uma coisa gostosa, que sempre emociona. Tenho um amor muito grande pela empresa.” É assim que Ricardo Valadares Gontijo, fundador da Direcional, introduz a conversa quando é convidado a relembrar os 40 anos do negócio —comemorados no dia 19 de fevereiro.

A história da Direcional passa também pela de sua família, seus sonhos e a vontade de construir um país melhor. Como empregado de outra construtora, Ricardo Gontijo começou a vida profissional cedo e foi se inspirando, até perceber que poderia construir mais.

Este post é especial e conta um pouco da história dessa empresa, que deixa suas marcas e seus diferenciais no mercado imobiliário desde sempre.

Como a Direcional surgiu

Após 12 anos de dedicação em outra empresa de construção civil, Ricardo decidiu que era hora de ter o seu próprio negócio. “Conversei com o presidente da construtora pedindo para sair e comecei a elaborar o nome que eu colocaria em uma empresa de engenharia a partir dali”, conta.

“Pensei em muita coisa. Cogitava algo como “direção”. Fui olhar na Junta Comercial se já havia algo com esse nome na época. Ele foi fervilhando na minha cabeça, até que cheguei a Direcional, e soou bem”. O martelo estava batido. A construtora levaria esse nome.

Além de batizar a empresa, foi o próprio Ricardo quem desenvolveu seu primeiro logotipo. “Criei uma seta e algo que indicasse que era positivo, para cima!”, relembra.

Primeiro empreendimento

Com a marca e o nome da empresa em mãos, ele registrou a Direcional na Junta Comercial e deu início às obras. “Primeiro, fiz o prédio em homenagem a Bom Despacho, minha terra. Foi no Bairro Salgado Filho, em Belo Horizonte”, conta Ricardo, sobre o empreendimento que leva o nome da cidade.

Com a parceria da esposa, Ana Lúcia, e criando os filhos entre os empreendimentos, Ricardo tirava do papel seus projetos, que se transformavam em casas para outras famílias. “Naquela época, eu não tinha o recurso todo. Arrumei um sócio, que era um parente meu, e fizemos 50% para cada “, recorda.

O empreendimento foi um sucesso. A obra (no bairro Salgado Filho) foi finalizada em 12 meses. Eram 12 apartamentos simples, na faixa de 60 metros quadrados, feitos com capricho e compromisso.

Com o resultado do projeto, foram feitos mais 24 apartamentos na avenida Itaituba, no Bairro Boa Vista. “Depois comprei um terreno e fiz mais um empreendimento de 48 apartamentos no bairro Salgado Filho”. A partir de então, a Direcional foi dobrando sua capacidade produtiva e se consolidando.

Os caminhos da história da Direcional

A história da Direcional seguiu por outro caminho após os três empreendimentos iniciais. Ricardo conta que, há 40 anos, o Brasil enfrentava uma fase difícil e, para manter a construtora, surgiu a oportunidade da Direcional iniciar projetos para o governo de Minas Gerais.

“Entrei para fazer obras da Copasa, escolas, Sudecap etc. Assim, a firma foi ganhando corpo na área de obras de empreitada para o Estado”, conta. Foram cerca de 30 projetos para Minas Gerais. “Fizemos o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Minas, o que foi um golaço que marcamos”, comemora.

direcional engenharia

Um tempo depois, e mesmo com muito sucesso, o engenheiro optou por voltar para obras de incorporação. Então, na década de 1990, começou a construir em outras cidades além de Belo Horizonte, como Campinas, Brasília e Rio de Janeiro.

Crescimento

Mais tarde, outras ideias fervilhavam na mente do fundador da Direcional. “Em 2006, cheguei à conclusão de que teríamos que abrir capital. Aquele era o caminho. Trazer mais gente para ser sócio, crescer com a bolsa de valores.” A empresa não poderia parar de crescer.

O processo de abertura de capital aconteceu entre o final de 2007 e início de 2009 e a abertura de capital aconteceu em 19 de novembro de 2009. “Foi o dia mais emocionante da minha vida, quando a campainha tocou depois de batermos martelo. Hoje, são 11 anos desde aquele evento, e uma empresa sólida, que anda, que tem um time maravilhoso, que veste a camisa. Essa empresa é um sonho e uma realização”, emociona-se.

direcional engenharia

Não à toa, quando se conversa com qualquer pessoa que trabalhe na Direcional, a impressão que se leva é de gratidão. A empresa parece pertencer a todos!

A missão, a visão e os valores da Direcional

A missão da Direcional é entregar o sonho da casa própria que atendam às necessidades de clientes e acionistas, de modo sustentável e confiável. Assim, seu objetivo é ser a empresa mais eficiente e admirada no segmento imobiliário.

As falas de Ricardo Gontijo são reflexo dos valores praticados pela construtora:

  • comprometimento;
  • disciplina;
  • eficiência;
  • humildade;
  • respeito ao ser humano.

“Além da humildade, a gente tem que buscar a eficiência de fazer melhor hoje do que ontem. Se você não inovar, fica para trás muito rapidamente, não podemos perder esse timing”, avisa o fundador sobre os valores praticados pela Direcional.

“Ética e honestidade são obrigações. Nunca deixei de pagar os trabalhadores das obras nas sextas-feiras, lá no início do nosso negócio”, orgulha-se, “por isso, sempre tiveram comprometimento com as obras”.

As principais soluções da Direcional

Em seu portfólio, a Direcional apresenta empreendimentos nos seguintes estados:

  • Amapá
  • Amazonas;
  • Ceará;
  • Distrito Federal e adjacências;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Pernambuco;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rondônia;
  • São Paulo.

São prédios com opções de apartamentos de um a três quartos. Alguns desses empreendimentos contam com área de lazer completa, outros, parecem um clube. Reflexos da personalidade de Ricardo que, como o mesmo diz, sempre procurou ser muito inovador e intenso.

“É muito bom fazer uma casa e um apartamento bacana para uma pessoa morar. A nossa contribuição é oferecer um lar para em que as pessoas possam avançar, para que possam ter o que eu tive um dia, lá trás.” Ele conclui: “por isso, em tudo que eu faço, eu coloco a minha alma e o meu coração”.

Os diferenciais da Direcional

Diante de tudo isso, não é preciso um grande esforço para entender os diferenciais dessa empresa. O foco da Direcional é a construção de empreendimentos com qualidade. Para isso, ela investe na capacitação profissional dos colaboradores e se preocupa em atender aos requisitos necessários para que uma obra seja concluída com segurança.

A Direcional segue em busca da melhoria contínua dos processos para manter a satisfação dos clientes e canteiros de obras sustentáveis. Hoje, ela conta com uma metodologia que garante a construção de duas torres, desde a fundação até o acabamento, em apenas 45 dias.

O empreendedor e a Direcional são uma lição de coragem, persistência e amor ao próximo. “A vida toda, fui muito corajoso nas minhas decisões, e queria que a firma crescesse. Me dá prazer construir, ver a empresa vencer, gerar empregos, oferecer apartamentos.” Atualmente, é seu filho mais velho, Ricardo Ribeiro, quem comanda a empresa, em uma passagem que se deu naturalmente e que trouxe ainda mais crescimento para a Direcional.

Faça parte você também desse sonho. Entre em contato com a Direcional e conheça nossos empreendimentos atuais.