• melhor construtora para comprar apartamento

Saiba como escolher a melhor construtora para comprar apartamento

Dedicação e um bom planejamento financeiro são características que costumam estar por trás de grandes conquistas. A aquisição da casa própria é uma delas e exige que você saiba como avaliar a melhor construtora para comprar apartamento.

Ter cuidado em uma das etapas iniciais do processo é a melhor forma de evitar dores de cabeça. Afinal, você vai eliminar possíveis riscos desde o princípio, o que ajuda a conduzir as etapas posteriores com total segurança e tranquilidade.

Mas quais fatores devem ser considerados na hora de escolher uma empresa? Para discutir esse assunto, convidamos Thaynara Caldeira Pimenta, Gerente de Qualidade da Direcional, a colaborar com o artigo. Acompanhe e veja o resultado da conversa!

Os motivos para conhecer a construtora antes de fechar negócio

Da mesma forma que um produto ou serviço importante, o imóvel dos sonhos deve ser adquirido após muita reflexão e comparativo de benefícios. Pense que, para algumas pessoas, a compra de apartamento tende a representar um dos investimentos mais importantes da vida.

Na necessidade de negociar um bem, ninguém desejaria colocar os próprios recursos nas mãos de uma empresa irresponsável. Por isso, é crucial avaliar todas as construtoras presentes na sua região e descubra o máximo de informações sobre o trabalho que elas desenvolvem.

O tempo gasto nessa pesquisa compensará muito no futuro, pois deixará você livre de problemas relacionados a financiamento, qualidade da construção (desde a estrutura até os acabamentos), prazo de entrega e cumprimento de cláusulas presentes no contrato.

Como encontrar a melhor construtora para comprar apartamento

São vários fatores a considerar na procura por uma empresa que favoreça a negociação de compra e venda. Tenha todos em mente ao pesquisar empreendimentos de seu interesse, sejam imóveis prontos (construídos), sejam unidades de apartamentos na planta.

Avalie a imagem no mercado

“A primeira coisa a fazer quando pesquisar uma construtora é procurar sobre a reputação dela”, afirma Thaynara. Isso pode ser feito por meio de conversas com pessoas que já compraram imóveis da empresa.

Pergunte se houve problema em alguma etapa para entender como foi a experiência de outros clientes. “Nós somos muito focados nisso, a área de Qualidade trabalha junto à de Assistência Técnica. Se tem uma reclamação, imediatamente a Qualidade é acionada”, completa.

Essa prática é importante para tirar dúvidas, saber o que ocorreu e procurar a solução durante o período da obra, de modo a evitar que aconteça novamente.

Verifique a marca em sites específicos

Outra maneira de compreender como a empresa trabalha é conferir seu nome em sites específicos. Se alguma página apresentar depoimentos repetitivos sobre o mesmo problema, desconfie. Questões negativas, quando recorrentes entre os clientes, podem indicar que a empresa não se preocupa com a qualidade das entregas.

Conheça as certificações envolvidas

Thaynara afirma que a etapa final é “buscar saber sobre os processos de qualidade da empresa”. Dois muitos importantes, inclusive, são as certificações ISO-9001 e o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Governo Federal.

O financiamento bancário para investir em um imóvel, principalmente na Caixa Econômica Federal, exige a certificação PBQP-H, por parte da construtora. Ela nada mais que é uma ISO-9001, mas voltada apenas ao segmento da construção (escopo de execução de obras e edificações).

“O PBQP-H é classificado nos níveis A e B, sendo o primeiro relacionado ao cumprimento de todos os requisitos da norma. Hoje, a Direcional é certificada no nível A”, completa Thaynara. A Caixa só abre financiamento se a construtora cumprir essa exigência.

A PBQP-H faz com que as empresas padronizem seus processos, buscando a melhoria da qualidade final dos produtos. Logo, essa certificação demanda o cumprimento de requisitos desde o momento da compra do terreno até o período pós-obra, quando tudo for finalizado.

Thaynara destaca que a ISO-9001 não é obrigatória, mas toda empresa com essa certificação costuma ser organizada e apresentar processos muito bem definidos/escritos, com um certo padrão: “é uma certificação cara, a qual exige investimento e capacitação de pessoas”.

Os principais diferenciais da Direcional

Acabamos de ver como encontrar a melhor construtora para comprar apartamento. Nossa dica é começar a observar todos os pontos citados com bastante calma.

Se procura excelência, a Direcional é a melhor escolha por ter uma área 100% voltada à qualidade do produto. De acordo com Thaynara, há as obras em execução da empresa e um grupo de pessoas que fica responsável por fiscalizar cada etapa.

“Toda a equipe é formada por engenheiros civis com experiência em assistência técnica. Os profissionais sabem onde acontecem os problemas (mais comuns), e nós atacamos esses problemas já na execução”, completa.

A Gerente de Qualidade confirma que existe uma equipe por regional passando por todas as obras, com olhar de cliente. Diversos questionamentos são feitos durante essas práticas: “eu aceitaria morar aqui? Gostaria de ter esse espaço como minha casa?”, entre outras perguntas.

O objetivo é enxergar como alguém de fora, sempre considerando as normas e os procedimentos necessários. Inclusive, as equipes da Direcional fazem pontuações para as obras e premiam as melhores. “Trabalhamos sempre para que as entregas dos empreendimentos sejam de qualidade”, diz Thaynara.

Experiência no mercado

O mercado tem um foco muito grande na burocracia para viabilizar os financiamentos de imóveis. Como já é uma empresa grande, a Direcional tem um sistema maduro e consegue lidar facilmente com essas questões. Tudo isso é possível sem comprometer a qualidade final do produto.

“Também utilizamos apenas materiais certificados e homologados na ABNT”, acrescenta Thaynara. Ela explica que há um processo chamado Programa Setorial de Qualidade (PSQ) para que todos os recursos adquiridos sejam aprovados pelo INMETRO: “antes de comprar uma porta, nós fazemos a homologação do fornecedor e testes de laboratório”.

Norma de Desempenho NBR 15575

Nem sempre o cliente consegue acompanhar a construção para saber se todos os procedimentos estão sendo cumpridos. No entanto, é possível ter mais tranquilidade ao saber que a Direcional atende à NBR 15575, uma norma da ABNT que garante o desempenho de cada edificação.

Thaynara exemplifica os cuidados: “você deve garantir que aquele piso não soltará, a janela não deixará entrar água, a porta não quebrará quando bater”. A norma envolve muitos detalhes, desde a colocação de mantas para evitar ruído acústico até a posição das aberturas para potencializar a entrada da luz natural.

Apesar de sua importância, a NBR 15575 é difícil de aplicar em algumas empresas por envolver um alto custo financeiro. Logo, representa um ponto favorável à Direcional, que tem 100% da norma implantada em seus empreendimentos.

Cuidados pós-entrega

Segundo Thaynara, a entrega dos empreendimentos da Direcional envolve duas vistorias: uma com o cliente, para ver o apartamento; e outra com o síndico, para ver o condomínio. As chaves da unidade só são disponibilizadas quando essas pessoas dão o ok e indicam que está tudo certo.

A Gerente de Qualidade diz que, se o cliente encontrar algum problema, nem que seja uma pequena mancha na parede, pode informar à equipe e aguardar o reparo para fazer uma nova vistoria: “convidamos o cliente a olhar o piso, as portas, as janelas…”. É uma forma de melhorar a experiência do comprador e garantir que tenha uma jornada incrível até a conquista do imóvel.

Após a entrega, há o pós-obra e o fornecimento do manual do proprietário, este contendo a manutenção preventiva, as orientações para lidar com problemas e as formas de acionar a Direcional. Ao longo dos cinco anos de garantia, também são feitos comunicados (relacionados a épocas de chuva, por exemplo).

O prazo da empresa para resolver problemas informados pelos clientes é recorde no mercado. Ele começa a contar no dia da reclamação e tem o limite de 25 dias. O período vale para qualquer situação enfrentada, independentemente do tipo de reparo necessário.

Gostou de saber como encontrar a melhor construtora para comprar apartamento? Agora ficou fácil acertar na escolha, principalmente se você faz questão de contar com uma empresa como a Direcional, que preza pela qualidade em todas as entregas.

Se restou alguma dúvida ou deseja obter mais informações sobre nosso empreendimentos, envie-nos uma mensagem pelo site que retornaremos quanto antes!